O rejuvenescimento facial é um tratamento estético voltado para a prevenção do envelhecimento facial.
Conforme envelhecemos, nossa pele perde elasticidade, há uma queda nos tecidos, músculos e gordura, causando flacidez, linhas de expressão e rugas no rosto.
A procura do rejuvenescimento facial tem ganhado muito destaque nas clínicas de cirurgia plástica, sobretudo, devido a associação da estética corporal com a busca pela longevidade saudável.
Quando a nossa pele começa a envelhecer?
A partir dos 30 anos, nosso corpo começa a produzir menos colágeno e começa a dar os primeiros sinais de envelhecimento. E nosso rosto é o primeiro a sentir os efeitos, principalmente ao redor dos olhos, testa e entre as sobrancelhas.
E essa produção diminui gradativamente. Além da redução do colágeno, existem outros fatores que podem acelerar o envelhecimento e fazer com que os sinais apareçam ainda antes dos 30 anos. Entre os principais, podemos citar:
◾ Tabagismo;
◾ Alimentação inadequada;
◾ Estresse;
◾ Exposição solar sem a devida proteção;
◾ Consumo de bebidas alcoólicas;
◾ Poluição.
Quais são as principais opções de rejuvenescimento facial?
No campo da cirurgia plástica, as técnicas de rejuvenescimento facial avançam cada vez mais. O campo da dermatologia também cresce muito a cada dia.
Entre as principais técnicas, estão:
◾ Toxina Botulínica: é um dos procedimentos mais conhecidos. Sua aplicação promove um bloqueio neuromuscular, que gera paralisação localizada;
◾ Ácido hialurônico: apesar de seu uso ser muito associado a harmonização e preenchimento facial, ele também é um poderoso aliado no rejuvenescimento facial;
◾ Peeling químico: procedimento que renova a camada superficial da pele, trazendo brilho e minimizando a visibilidade de linhas finas e manchas;
◾ Luz intensa pulsada: indica-se para o tratamento de vasos, melanose solar e poros dilatados.
◾ Sculptra: tratamento estético realizado por meio de aplicação de substâncias que ativam a produção de colágeno.
Importâncias de hábitos saudáveis na nossa pele
Para o sucesso dos tratamentos de rejuvenescimento, é importante seguir algumas regras básicas. A primeira é a proteção do sol. Ela deve ficar protegida para evitar pigmentação irregular.
Assim, além do uso do filtro solar, é importante adotar hábitos saudáveis. Entre os principais, temos:
◾ Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
◾ Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia;
◾ Não fumar;
◾ Manter uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas.
Dessa forma, seguindo esses hábitos, você prolonga a durabilidade do seu procedimento e contribui para um envelhecimento mais saudável!
Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a Dra. Marta Shimizu!