Toxina Botulínica

A toxina botulínica, popularmente conhecida através da marca botox, é uma proteína produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Sua principal ação, quando administrada em grandes quantidades, é bloquear os sinais nervosos do cérebro para o músculo. Isto causa uma paralisia generalizada, chamada de botulismo.

Da mesma forma, só que em quantidades pequenas, como em uma injeção, por exemplo, ela pode causar apenas paralisia no impulso que orienta o músculo, bloqueando a informação do estímulo elétrico, causando um relaxamento do local. E é justamente nesta aplicação que a medicina se concentra.

Como funciona a aplicação da Toxina Botulínica?

O tratamento com a toxina botulínica envolve, antes de mais nada, a prevenção ou amenização de rugas e linhas de expressão na região dos olhos, testa ou no espaço entre as sobrancelhas e pescoço.

Essas marcas do tempo podem ser causadas pela contração do músculo do rosto durante anos, má alimentação, envelhecimento facial, tabagismo e exposição inapropriada ao sol.

Dessa forma, são feitas injeções em pequenas quantidades nos músculos subjacentes desses locais para imobilizá-los. Alguns efeitos colaterais permanecem por cerca de três a sete dias após o procedimento. Contudo, sua recuperação é rápida.

A toxina começa a fazer efeito cerca de 14 dias após a aplicação. E o efeito perdura por cerca de três a seis meses, até desaparecer gradativamente, como o retorno da ação muscular. Assim, com aplicações regulares, pode ocorrer enfraquecimento do músculo.

Para quando a Toxina Botulínica é indicada?

Quando utilizada para fins estéticos, a toxina botulínica consegue prevenir ou eliminar as rugas de expressão, ao ser aplicada nos músculos faciais. Dessa forma, indica-se o procedimento justamente para atenuação das rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando contraímos alguns músculos (testa e pés de galinha).

Além disso, recomenda-se sua aplicação a partir dos 20-25 anos, como forma de prevenir a formação das linhas de expressão.

A aplicação pode ser considerada um tratamento seguro, se feita por um médico habilitado.

Qual a diferença entre a aplicação de toxina botulínica e o preenchimento facial?

Como vimos, a toxina botulínica age mais como um paralisante muscular, de modo a preservar as feições da face, sem rugas ou marcas de expressão. O preenchimento facial é indicado para tratamento de áreas onde há rugas mais profundas, além de repor o volume facial.

Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Dra. Marta Shimizu! 

Rejuvenescimento facial
Endereço

Rua Padre João Manuel, 222 | Conjunto 49 | Jardins | São Paulo - SP
CEP: 01.402-002
Estacionamento Alameda Jaú - 1456

Siga-nos
Telefones