Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o terceiro país no mundo que mais consome produtos de beleza. E esta procura não se restringe aos produtos, mas também aos profissionais que atuam na área.
O que é cosmiatria?
Também chamada de dermatologia estética, a cosmiatria trata-se de uma subespecialidade da dermatologia, que concentra todos os seus esforços no tratamento e prevenção de problemas estéticos na pele. Em outras palavras, é a área da medicina que estuda e trata da beleza de forma ampla, ética e profissional.
Portanto, por meio da aplicação de produtos cosméticos e novas tecnologias, a cosmiatria tem como objetivo proporcionar a melhora na pele do nosso corpo, deixando-a com aparência mais saudável e jovem. Todo dermatologista, em sua formação médica, capacita-se em cosmiatria!
Quais são os principais tratamentos dentro da cosmiatria?
Em suma, dentro da cosmiatria existem tratamentos para diferentes casos que atendem às mais variadas necessidades. E elas incluem tanto procedimentos que visam a prevenção, quanto aqueles que visam a amenização do problema.
Dessa forma, entre os tratamento mais conhecidos podemos citar as toxinas, os lasers e o peeling.
Toxinas
São aquelas que costumam ser aplicadas em regiões específicas. E tratam-se dos procedimentos mais procurados dentro da área de cosmiatria. A partir dela, é possível amenizar as linhas de expressão e pés de galinha na região dos olhos, entre outros benefícios.
Peeling
Consiste, basicamente, na aplicação de produtos químicos. Seu objetivo principal é amenizar manchas e outras marcas da pele, como a acne, proporcionando assim uma aparência mais jovial.
Lasers
Tem a mesma finalidade que o peeling, porém com funções diferentes. O tratamento depende da profundidade que o laser atinge. São fáceis de aplicar e apresentam resultados rápidos de rejuvenescimento.
Dermatologista e a cosmiatria
Além do correto diagnóstico do tipo de pele e das alterações cutâneas que vão ser tratadas, o dermatologista é responsável pela prescrição dos cremes, loções e ácidos específicos para cada caso. Além disso, devem passar as orientações e cuidados diários de limpeza e proteção da pele.
Portanto, para qualquer tratamento de pele, é de extrema importância a consulta a um dermatologista. Cada pele é única!
Caso você tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a Dra. Marta Shimizu!