Acne: quais os tratamentos indicados?

Você sabe o que é Acne?

Trata-se de uma doença que precisa ser tratada, independente da idade do indivíduo. Geralmente, as pessoas têm o costume de espremer e “cutucar”, assim como usar produtos caseiros ou desconhecidos.

Saiba que isso não é recomendado!

Elas surgem devido a um processo inflamatório das nossas glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Essas situações podem provocar uma obstrução na abertura do folículo, o que pode favorecer a proliferação de bactérias. Embora muito frequente na adolescência, atinge também adultos, principalmente mulheres.

Além de causar incômodo, ela pode atingir o lado psicológico e tornar o adolescente ou a pessoa acometida insegura, tímida, deprimida e infeliz, com baixa autoestima e com consequências sérias que podem persistir pelo resto da vida.

Quais são os tipos de acne?

Existem, atualmente, 7 tipos principais de acne. Vamos conhecê-las melhor?

1. Acne não inflamatória ou comedônica

Tipo de acne mais comum, que costuma aparecer no início da puberdade, sendo mais frequentes a partir dos 15 anos, tanto em meninos quanto em meninas.

São cravos que surgem em diversas áreas do rosto, sem a presença de pus, uma vez que sua causa está relacionada com alterações hormonais que afetam diretamente as glândulas sebáceas.

2. Acne pápulo-pustulosa

Popularmente conhecida como espinha, consiste em elevações na pele, contendo pus, podendo ser bastante dolorosas. Elas surgem devido a inflamações das glândulas sebáceas, como resultado da proliferação de microorganismo no local.

3. Acne nódulo-cística

Caracterizada pela presença de nódulos internos sob a pele, no rosto, costas e tórax, que são bastante doloridos e palpáveis. A princípio surge devido a alterações hormonais relacionados com a adolescência e período menstrual.

4. Acne conglobata

Trata-se de um tipo de acne caracterizada por um conjunto de lesões próximas uma das outras com pus, o que pode levar a formação de abcessos e fístulas na pele. Como consequência, deformação da pele.

5. Acne fulminante

É uma forma rara de acne. Além das espinhas, surgem outros sintomas como febre, dor nas articulações e mal-estar, sendo mais comum de parecer em homens e aparecer no peito, costas e rosto.

6. Acne neonatal

Corresponde ao aparecimento de espinhas e cravos no rosto do bebê devido a troca de hormônios entre a mãe e o bebê durante a gestação. A acne neonatal normalmente não necessita de tratamento, pois desaparecem espontaneamente aos 3 meses de idade.

7. Acne medicamentosa

Surge devido ao uso de determinados medicamentos, como anticoncepcionais, suplementação prolongada, além de tratamentos hormonais.

Geralmente, quando o aparecimento da acne é relacionado a medicamentos, não há orientação! Contudo, caso a situação cause desconforto, é importante consultar um médico especializado para possível troca da medicação ou alteração na dosagem.

Agora que conhecemos os principais tipos de acne, vamos entender melhor como tratar esse problema.

Afinal, quais são os tratamentos mais indicados para a acne?

A princípio, o controle da acne não é recomendável apenas por questões estéticas, mas também para preservar a saúde da pele e a psicológica, além de prevenir cicatrizes, que ficam mais difíceis de corrigir com o tempo.

O tratamento vai variar de acordo com a gravidade e a localização, em função das características individuais. Há opções de terapia local, quanto via oral. Ou ainda, combinação das duas!

Produtos específicos

Assim, em formas leves, o tratamento pode ser apenas local com produtos existentes no mercado, isolados ou combinados. Entre os principais estão o ácido salicílico, peróxido de benzoíla, entre outros.

Quando o quadro não evoluiu bem, o tratamento por via oral é associado, utilizando-se antibióticos específicos, da classe das ciclinas (tetraciclina, doxiciclina, minociclina, minociclina) ou macrolídeos (eritromicina) ou sulfas (sulfametoxazol-trimetoprim).

O tratamento com antibiótico oral deve ser feito por, no máximo, três meses, em um ou até três ciclos. 

Procedimentos feitos por um dermatologista

Procedimentos complementares que ajudam no controle da acne são: extração de “cravos”, drenagem de abscessos, infiltração com corticóides em lesões nodulares muito inflamadas ou em cicatrizes elevadas, peelings químicos, microdermoabrasão, alguns tipos de laser, luzes e esfoliações químicas.

A limpeza de pele, quando bem indicada pelo dermatologista, e bem executada por esteticista treinado (a), pode ser um ótimo complemento do tratamento de algumas formas de acne.  

Existem maneiras de prevenir a acne?

A prevenção, antes de qualquer coisa, deve iniciar com higiene adequada da pele com um sabonete ou produto específico para pele acneica ou oleosa.

Lembre-se que a limpeza excessiva, com esfoliantes, por exemplo, pode causar irritação e piorar ainda mais as lesões.

Deve-se evitar também cosméticos que aumentem a oleosidade. Apesar de vários tabus, não é necessário nenhuma dieta ou restrição alimentar para evitar o problema. Como vimos, a acne tem um forte componente genético, e não se relaciona diretamente com a alimentação.

Por fim, cuide também ao expor a pele ao sol. Ela deve ser feita de forma cuidadosa, racional e orientada.

A Dra. Marta Shimizu atua com seriedade, dedicação e empatia, e oferece o que há de melhor e mais atual em tratamentos estéticos e preventivos para a pele. Atende todos os seus pacientes de forma singular, prezando sempre as particularidades de cada um.

Entre em contato conosco!

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Marta Shimizu Dermatologista especialista em dermatologia clínica e cirurgia estética

Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fez sua residência médica em Dermatologia pela mesma instituição de ensino. É especialista em dermatologia clínica (pele, cabelo, unhas) e cirurgia estética.
Registro CRM-SP nº 129820

Endereço

Rua Padre João Manuel, 222 | Conjunto 49 | Jardins | São Paulo - SP
CEP: 01.402-002
Estacionamento Alameda Jaú - 1456

Siga-nos
Telefones