O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso organismo e está presente em vários tecidos do nosso corpo. Ele ajuda na sustentação da pele.
Conforme envelhecemos, nossa renovação celular passa a ficar mais lenta, assim como nossa produção de colágeno. A partir dos 30 anos, a perda gira em torno de 1% ao ano. Na menopausa, pode chegar a 2%.
Nossa pele vai perdendo a luminosidade, densidade e o viço, tornando-se mais flácida.
Sabendo disso, muitas pessoas estão buscando soluções para este problema. E uma substância vem se destacando bastante: os bioestimuladores de colágeno.
O que são os bioestimuladores de colágeno?
Trata-se de uma substância que, ao ser injetada na pele, provoca uma leve reação inflamatória. Essa reação tem o objetivo de estimular a produção de colágeno. Assim, ela trata a flacidez dos tecidos e promove um rejuvenescimento da pele.
Em outras palavras, os bioestimuladores de colágeno atuam na camada mais profunda da pele, fazendo com que nossos fibroblastos (células produtoras de colágeno) se ativem e produzam novas fibras que dão sustentação à pele, com resultados naturais e progressivos.
Entre os bioestimuladores de colágeno mais utilizados estão a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a policaprolactona.
A aplicação é tranquila e considerada minimamente invasiva. Todo produto é diluído horas antes do procedimento e distribuídos em alguns locais estratégicos da face, com uma micro cânula (agulha específica) bem fina.
Quais áreas do rosto são possíveis de tratar com o bioestimulador de colágeno?
Geralmente, aplica-se naquela área que tende a sofrer maior perda de gordura, ou seja, que ficam mais flácidas mais facilmente e sem definição de contorno. Essas áreas incluem o rosto, as bochechas, queixo, papada e pescoço.
Qual a importância do colágeno na nossa pele?
O colágeno está presente em vários tecidos do nosso corpo, como os tendões, ossos, unhas e cabelo. Em sua formação, encontram-se aminoácidos como a prolina, glicina e lisina.
Além da função que o colágeno exerce na pele, ele atua na integridade dos nossos tecidos, formando a matriz onde os minerais se fixam para deixá-los fortes. Além disso, atua na prevenção da artrite e artrose, e auxilia na reestruturação da parede do intestino, ocasionada por processos inflamatórios.
O procedimento é dolorido?
Para a maioria das pessoas, não. Usa-se apenas uma pomada anestésica no local das injeções.
Você ainda tem dúvidas sobre o procedimento? Entre em contato com a Dra. Marta Shimizu!