O mercado estético está em expansão e registrou um aumento três vezes maior no volume de negócios, nas últimas décadas. Isto deve-se, em parte, às vantagens proporcionadas pelos procedimentos injetáveis, pois precisam de pouco tempo de recuperação e têm menor risco de infecção, se comparado a cirurgias tradicionais.
Em particular, houve um aumento no número total de procedimentos não cirúrgicos, como injeções de toxina botulínica e preenchedores dérmicos.
O que são procedimentos injetáveis?
Os procedimentos injetáveis tratam-se de procedimentos estéticos onde há injeção de alguma substância no corpo, com o intuito de melhorar o local afetado. Um exemplo de procedimento injetável é a toxina botulínica, muito usada para melhorar as feições do rosto e amenizar as linhas de expressão.
O tratamento envolve injeção em quantidades muito pequenas nos músculos da face, causando paralisia generalizada. A terapia atual é bem tolerada, rápida e a recuperação é mínima.
Primordialmente, deve-se alinhar as expectativas com a realidade. Em outras palavras, o paciente deve saber o que quer, prestar a devida atenção na formulação que está sendo aplicada e escolher um profissional de qualidade para tal.
Hoje, a medicina dispõe dos mais variados tratamentos estéticos. Eles não oferecem perigo, desde que sejam feitos por profissionais qualificados e capacitados, com mesclas 100% estéreis.
Quem pode realizar os procedimentos injetáveis?
A princípio, qualquer pessoa. São procedimentos que visam tanto a prevenção quanto a reversão de algumas condições estéticas que incomodam. Dessa forma, as possibilidades para ambas situaçõe são inúmeras, entre elas:
◾ Peeling injetáveis;
◾ Bioestimuladores de colágeno;
◾ Antioxidantes;
◾ Entre outros.
Existe algum cuidado especial antes e depois de se submeter a um procedimento injetável?
Em suma, para qualquer procedimento na pele, é importante sempre atuar na preparação, antes de realizar qualquer mudança. Após o procedimento, alguns cuidados mudam.
Há, por exemplo, sabonetes específicos que ajudam no equilíbrio da microbiota cutânea, óleos de peixe com ação anti-inflamatória, etc. Para cada procedimento, existe um tipo de cuidado pós operatório, que deve ser seguido à risca pelo paciente.
O fundamental, que não pode ser esquecido, é o uso do filtro solar. Caso o paciente ignore seu uso, vários problemas associados surgirão, podendo até ocorrer alguma deformidade.
Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Tem interesse em realizar algum procedimento? Entre em contato com a Dra. Marta Shimizu!