Como é a consulta com um dermatologista?
O dermatologista é o médico responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da pele e seus anexos, como unhas, cabelos, pelos e mucosas. Isso representa mais de três mil doenças dermatológicas, que acometem crianças, adultos e idosos.
Além de poder orientar os pacientes sobre os cuidados gerais com a pele e prescrever tratamentos, o dermatologista também atua com procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos e oncológicos. Dentre os principais problemas tratados por esse especialista estão:
- Acne (cravos e espinhas);
- Alergias;
- Vitiligo;
- Psoríase;
- Queda de cabelo;
- Hanseníase (lepra);
- Câncer de pele.
Da mesma forma, o dermatologista também atua com o tratamento de problemas nas mucosas, como nos lábios, boca, língua, gengiva e região genital, inclusive doenças venéreas e sexualmente transmissíveis (DST).
Doenças dermatológicas mais comuns
Qualquer alteração que surja nesses locais deve ser investigada pelo dermatologista e, portanto, é preciso passar por uma consulta. Dentre as queixas mais frequentes que surgem no consultório desse especialista estão:
- Dermatite
Se trata de uma inflamação da pele, que, dependendo do agente causador, tem uma denominação e apresenta sintomas diferentes. Por exemplo, a dermatite de contato, que, como diz o próprio nome, é desencadeada pelo contato da pele com alguma substância, como cremes, perfumes, maquiagem, tinta, tecido específico, dentre outros elementos. Ou a dermatite atópica, que é a forma crônica da doença, com início na infância e que exige tratamento para a vida toda. Há também a dermatite seborreica, a famosa caspa, que consiste na descamação do couro cabeludo, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como rosto, colo e pescoço.
- Rosácea
Avermelhamento da pele do rosto, que muda de textura e aparenta ressecamento, com pequenos grânulos. Pode vir acompanhada de inchaço e espinhas.
- Calvície e alopecia
A queda de cabelos excessiva, que leva à calvície e alopecia, também é um quadro bastante comum nos consultórios. A dermatologista investiga as causas e considera as condições de saúde do paciente, a fim de indicar o melhor tratamento ou intervenções estéticas para cada caso.
- Câncer de pele
Manchas e pintas com um aspecto diferente do normal, e feridas que sangram e não melhoram são sinais de alerta para buscar ajuda profissional imediatamente. É importante lembrar que o diagnóstico precoce pode ser determinante para o resultado do tratamento.
- Micose
Bastante comum em lugares quentes e úmidos, como o Brasil, a micose é uma doença causada por fungos, que pode atingir a pele, cabelos, unhas e órgãos genitais. O tratamento indicado pelo dermatologista vai depender do local e do tipo de micose, podendo incluir antifúngicos tópicos ou medicamentos orais.
Vale ressaltar que o dermatologista também é o único profissional indicado para realizar alguns procedimentos estéticos, como aplicação de toxina botulínica, mais conhecida como botox, peeling, dermoabrasão, remoção de tatuagens, dentre outros.
Como é a consulta com um dermatologista?
Num primeiro momento, o médico irá perguntar sobre o motivo da consulta e, então, o paciente poderá relatar os sintomas de algum problema, apontar alguma queixa de ordem estética ou indicar que será somente uma consulta de rotina.
Geralmente, o dermatologista faz um exame clínico durante a consulta, a fim de identificar algum sinal suspeito, como lesões, alergias, manchas, dentre outros, e também avalia os sintomas relatados pelo paciente, quando houver.
Conforme a necessidade, o médico poderá realizar outros procedimentos no consultório, como o teste rápido de alergia, ou solicitar outros exames, como o de sangue, para uma melhor avaliação de determinado problema.
Se existir a suspeita de uma situação mais grave, como o câncer de mama, o dermatologista vai pedir exames mais elaborados.
Após a análise clínica do paciente, ou dos resultados dos exames, o dermatologista poderá iniciar o tratamento, com a prescrição de medicamentos ou a realização de procedimentos, ou ainda, quando se tratar de uma condição que exija os cuidados de outra especialidade médica, ele irá encaminhar o paciente para o devido especialista.
Dicas para ir à consulta com o dermatologista
Antes de ir ao médico, é importante se atentar a alguns cuidados que podem fazer toda a diferença, para que a consulta seja mais efetiva e você consiga tirar todas as suas dúvidas.
- Vá preparado para uma avaliação 360°
Geralmente, nas consultas de checkup, o dermatologista faz uma avaliação completa da pele do rosto, corpo e couro cabeludo, mesmo que não haja queixas. Como essa avaliação é da cabeça aos seus pés, é comum que o paciente tenha de ficar apenas com a roupa de baixo, para permitir a observação de todos os detalhes.
- Deixe as unhas sem esmalte
Sabia que pelas unhas é possível descobrir alguns problemas de saúde? Então, além do corpo e rosto, o dermatologista poderá avaliar as unhas. Portanto, evite ir à primeira consulta com esmalte, para facilitar a observação do médico.
- Evite ir de maquiagem
Principalmente se houver alguma queixa relacionada à pele do rosto, mas também para a primeira consulta, vale dispensar a maquiagem. Assim como acontece com as unhas, deixar a pele livre de cobertura e produtos permite uma melhor avaliação de todas as especificidades do rosto do paciente.
- Levante todas as suas dúvidas
Se necessário, anote todas as dúvidas que forem surgindo antes da consulta, para saber o que perguntar e não correr o risco de esquecer alguma questão importante.
Precisa passar por uma avaliação dermatológica? Entre em contato e agende a sua consulta.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Marta Shimizu Dermatologista especialista em dermatologia clínica e cirurgia estéticaFormada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fez sua residência médica em Dermatologia pela mesma instituição de ensino. É especialista em dermatologia clínica (pele, cabelo, unhas) e cirurgia estética.
Registro CRM-SP nº 129820