O que é cosmiatria e quais os principais tratamentos
O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países que mais consomem produtos de beleza no mundo!
Linhas de expressão, rugas, manchas na pele, envelhecimento precoce… São muitos os problemas que afetam a estética e saúde da nossa pele.
Nos últimos anos foram descobertos novos métodos de rejuvenescimento e cuidado, o que aumentou a demanda por tratamentos dermatológicos.
A dermatologia é pioneira no desenvolvimento de procedimentos cosméticos e técnicas para tratar e melhorar a aparência da pele.
Uma subárea da dermatologia responsável por estudos e tratamentos avançados é a dermatologia estética, conhecida como Cosmiatria. Já ouviu falar?
Com o aumento da procura por cuidados com a saúde da pele, é importante ficar atento à qualidade dos procedimentos utilizados e à capacitação profissional.
Afinal, não existem milagres quando falamos de beleza da pele, mas existe técnica, estudo, inovação e desenvolvimento tecnológico.
Pensando nisso vamos te explicar mais sobre essa área fundamental da dermatologia, a cosmiatria.
Ela pode ser o que você está procurando para iniciar seu tratamento de pele.
Vamos lá!
O que é cosmiatria?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a cosmiatria é uma subárea da dermatologia, responsável por tratar a estética de forma ampliada e ética.
Os procedimentos dessa área tem como objetivo manter a beleza e melhorar a aparência da pele.
Assim, seu principal objetivo é prevenir e tratar problemas estéticos do maior órgão do nosso corpo, a pele.
O profissional cosmiátrico possui conhecimento sobre a pele e está apto para prescrever tratamentos clínicos para diferentes quadros: envelhecimento, manchas, rugas, rejuvenescer, entre outros.
Através de novas tecnologias biomédicas e produtos cosméticos, os tratamentos em cosmiatria oferecem melhora na aparência da pele do corpo e da face, deixando as pessoas com a aparência mais saudável e jovial.
Para isso, o cosmiatra busca realizar um diagnóstico correto do tipo de pele de cada paciente e das alterações cutâneas que impactam sua pele.
Também realiza orientações acerca dos melhores cuidados cotidianos de limpeza e proteção da pele, com prescrição de ácidos, loções e cremes, ou seja, dermocosméticos.
Veja a seguir os principais tratamentos da cosmiatria.
Principais tratamentos cosmiátricos
Entre os diversos tratamentos e procedimentos cosméticos que um cosmiatra realiza, estão:
- Peelings (de cristal, químico, etc);
- Revitalização facial;
- Laser para rejuvenescer;
- Aplicação de toxina botulínica;
- Tratamento para acne através de ácidos e peelings;
- Remoção de tatuagens;
- Clareamento de manchas e melasmas;
- Clareamento de axila e virilha;
- Clareamento de olheiras;
- Tratamento para celulite;
- Tratamento para estrias.
São muitas as opções de tratamento, certo?
Elas devem ser indicadas após diagnóstico das particularidades da sua pele, histórico clínico, hábitos de vida, entre outros fatores.
Assim, a cosmiatria encontra o tratamento que melhor se adequa às suas necessidades e objetivos.
Os tratamentos são pouco invasivos e com rápida recuperação, tendo impacto não apenas na aparência física da pele mas também na autoestima.
A SBD chama atenção para o fato de que apesar dos procedimentos cosmiátricos parecerem simples, são fruto do trabalho médico e exigem um dermatologista especializado e experiente.
Portanto, se você deseja manter a beleza e melhorar a aparência da sua pele, procure uma dermatologista capacitada em cosmiatria.
Agende já sua consulta com a Dra. Marta Shimizu.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Marta Shimizu Dermatologista especialista em dermatologia clínica e cirurgia estéticaFormada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fez sua residência médica em Dermatologia pela mesma instituição de ensino. É especialista em dermatologia clínica (pele, cabelo, unhas) e cirurgia estética.
Registro CRM-SP nº 129820