Harmonização facial: o que é e como é feita?

Também conhecida como harmonização orofacial, trata-se de uma técnica de preenchimento facial (sem processo cirúrgico), que promove um alinhamento e correção dos ângulos da face. 

Este procedimento confere mais harmonia e beleza ao rosto, deixando o mesmo mais equilibrado e proporcional.

Todo processo inicia-se com uma análise das proporções faciais, tanto verticais, quanto horizontais, indicando assim áreas que estão em desarmonia. Assim, sugere-se um contorno da face, seu alongamento ou projeção, avaliando os pontos que serão preenchidos.

Quando fazer a harmonização facial?

Antes de qualquer procedimento, é importante ter atenção ao local e ao profissional que irá realizar o procedimento. Fique atento também aos riscos do uso da técnica utilizada. Um dermatologista deverá avaliar a pele, pois doenças e condições podem interferir na técnica que será utilizada para a harmonização.

A harmonização facial é realizada com fins estéticos. Dessa forma, indica-se quando a pessoa deseja diminuir papada, olheiras ou marcas de expressão, quando deseja definir a mandíbula ou fazer alterações na testa, queixo ou nariz.

Dessa forma, buscam-se alterações como:

  • Projeção do queixo;
  • Melhoria do contorno da mandíbula;
  • Preenchimento do terço médio da face, ou seja, o preenchimento de olheiras;
  • Suavização do “bigode chinês”;
  • Preenchimento da região malar (bochechas);
  • Preenchimento e aumento do volume dos lábios;
  • Redução das linhas de expressão na testa ou na região próxima aos olhos.

Como é feita a harmonização facial?

A harmonização facial pode ser feita pelas mais variadas técnicas e costuma ser orientada por uma equipe de vários profissionais, que incluem dermatologistas e cirurgiões plásticos, por exemplo.

As técnicas mais utilizadas para realizar a harmonização facial são:

Aplicação de toxina botulínica

Utiliza-se a aplicação de toxina botulínica para levantar ou corrigir o ângulo das sobrancelhas ou suavizar rugas de expressão, como pés de galinha, por exemplo. Trata-se de uma neurotoxina produzida por uma bactéria que causa o botulismo, doença grave onde ocorre paralisia dos músculos.

Dessa forma, para fins estéticos, aplica-se doses muito pequenas desta toxina em determinados pontos da musculatura do rosto, responsáveis pela mímica facial, promovendo uma paralisia temporária nestes locais.

Preenchimento do rosto

Na maioria das vezes, o preenchimento é realizado com ácido hialurônico. Em suma, ele tem objetivo de aumentar o volume do rosto, queixos ou lábios, por exemplo. Além disso, ele nivela  sulcos, rugas e preenche olheiras mais profundas.

Microagulhamento

A técnica de microagulhamento consiste na promoção de milhares de microlesões na pele. Elas estimulam a produção de colágeno e fatores de crescimento, conferindo assim, mais firmeza à pele, além de suavizar manchas e cicatrizes.

Peeling

Basicamente, o peeling consiste em aplicação de substâncias ácidas que promovem uma descamação leve da camada mais externa da pele, estimulando a renovação celular, suavizando linhas de expressão, além de conferir um tom mais uniforme à pele.

Bichectomia

Trata-se de um procedimento cirúrgico em que removem-se pequenas bolsas de gordura acumuladas em ambos os lados do rosto. Em condições normais, o procedimento não deixa nenhuma cicatriz visível no rosto, pois a cirurgia é feita com cortes no interior da boca. 

Quem pode fazer a harmonização facial?

O procedimento é indicado tanto para mulheres quanto para homens, após os 20 anos, idade em que começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento. Como dito anteriormente, pode ser realizada por pessoas que acreditam que as estruturas da face não estão devidamente harmonizadas.

Existe algum risco associado aos procedimentos?

Caso a técnica seja realizada por profissional não capacitado, ou quando não for realizada de forma correta, o procedimento pode ser ter alguns riscos. Entre os principais estão a obstrução do fluxo sanguíneo no local e necrose, que corresponde à morte do tecido, além de deformação no rosto.

Além disso, como algumas das técnicas realizadas na harmonização facial não possuem efeito duradouro, as pessoas acabam por realizar o procedimento mais de uma vez, o que pode fazer com que o músculo do local fique enfraquecido e a pele fique flácida.

Um exemplo bem marcante é a utilização de ácido hialurônico. As chances de que ocorra uma reação adversa são mínimas, uma vez que esta é uma substância que já está presente no organismo humano.

Resultados da harmonização facial

Geralmente, os resultados do procedimento são observados imediatamente após o término do procedimento. Contudo, às vezes, é necessário aguardar de 15 a 30 dias para fazer uma avaliação completa do efeito alcançado.

Vale salientar que este é um tratamento estético que oferece resultados temporários e que não impedem que o envelhecimento continue agindo sobre o rosto do paciente, durando até 2 anos em média.

Recuperação dos procedimentos

Os procedimentos realizados pela harmonização facial possuem caráter minimamente invasivo. Ou seja, na maioria dos casos, os pacientes retornam às suas atividades logo após sair do consultório.

Dependendo dos procedimentos, pode haver um pouco de vermelhidão. Mas trata-se de um efeito temporário e não limita as atividades do dia a dia!

Você ainda tem dúvidas sobre harmonização facial? Entre em contato com a Dra. Marta Shimizu!

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Marta Shimizu Dermatologista especialista em dermatologia clínica e cirurgia estética

Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fez sua residência médica em Dermatologia pela mesma instituição de ensino. É especialista em dermatologia clínica (pele, cabelo, unhas) e cirurgia estética.
Registro CRM-SP nº 129820

Endereço

Rua Padre João Manuel, 222 | Conjunto 49 | Jardins | São Paulo - SP
CEP: 01.402-002
Estacionamento Alameda Jaú - 1456

Siga-nos
Telefones