Principais doenças tratadas por um dermatologista

A pele é a primeira barreira do nosso corpo contra os agentes externos, como fungos, vírus, bactérias, raios solares, poluição, substâncias químicas, alergênicos, dentre outros, e por isso fica mais suscetível a ataques que contribuem para o surgimento de doenças. 

Além disso, alguns problemas de saúde começam no próprio organismo ou possuem um fundo emocional, que são refletidos na pele, daí a importância de uma avaliação médica periódica, mesmo se não houver suspeita de doenças.

Quando se trata de quaisquer alterações no maior órgão do corpo humano, que é a pele, além de cabelos, unhas, mucosas e pelos, o especialista que atua com a prevenção, diagnóstico e tratamento é o dermatologista. A avaliação dermatológica permite descobrir desde condições médicas simples às mais severas que, se não tratadas, podem gerar complicações.

Por isso, a procura pela consulta com esse profissional pode se dar pelos mais diversos motivos, uma vez que ele é capaz de tratar mais de três mil doenças de pele e seus anexos, que acometem crianças, adultos e idosos. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse especialista é apto a atuar nas áreas dermatológicas clínica e preventiva, oncológica, cosmiátrica e cirúrgica. Então, conheça algumas das principais doenças tratadas por um dermatologista.

  • Acne

Conhecida por atacar principalmente a pele dos adolescentes, o fato é que a acne também pode atingir pessoas na idade adulta e em graus variados. Causada pelo entupimento dos poros por conta da produção excessiva de sebo, a acne é caracterizada pelo surgimento de espinhas, que, por sua vez se trata de uma reação inflamatória.

Em casos mais severos, essa inflamação pode resultar em cicatrizes na pele, muitas vezes com pontos de hiperpigmentação e manchas, o que pode afetar diretamente a autoestima do paciente.

As principais causas da acne são as infecções e fatores genéticos e hormonais, mas também podem surgir crises principalmente por conta do estilo de vida, estresse e alimentação, em pessoas que já tenham predisposição ao problema.

  • Rosácea

Esse quadro também é bastante frequente nos consultórios dermatológicos e é caracterizado pelo aspecto de vermelhidão na pele, acompanhada de uma textura mais grossa nas regiões afetadas, podendo ser confundida com uma queimadura solar. 

Essa é uma condição duradoura que se manifesta no rosto, mais especificamente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Além disso, também é comum surgir acne, secura ocular, lesões inflamadas, inchaço e irritação da pele.

A rosácea pode ser desencadeada ou agravada por uma série de fatores, como determinados alimentos, doenças gastrointestinais, banhos quentes, hipertensão, e outros.

  • Impetigo

Se trata de uma infecção bacteriana, mais comum em crianças e idosos, que acomete principalmente a pele da face e das extremidades do corpo, mas que também pode se instalar em machucados e feridas. 

A bactéria tende a se manifestar em períodos de baixa imunidade do indivíduo, quando ela se reproduz na pele, podendo ocorrer o agravamento do quadro para o que se chama impetigo bolhoso, com a formação de crostas e bolhas que se espalham pelo corpo e se tornam cada vez maiores.

O tratamento com o dermatologista é fundamental para que não haja contaminação para outras partes e até mesmo afete órgãos internos, uma vez que o impetigo é altamente contagioso.

  • Melasma

Mais comum entre mulheres na faixa dos 20 aos 50 anos de idade, o melasma não é uma doença, mas se trata de um dos motivos mais frequentes para a busca por tratamento dermatológico, por se tratar de uma condição antiestética. 

O melasma surge especialmente por fatores hormonais, uso de anticoncepcionais ou mesmo pela exposição ao sol sem proteção, apesar de geralmente não haver uma única causa para o quadro.

A característica principal do melasma é o surgimento de manchas irregulares, escuras ou acastanhadas, em diversas partes do corpo, em especial no rosto, colo e braços. Na maioria dos casos, ele começa na face e se espalha para outras áreas.

  • Psoríase

Caracterizada pelo surgimento de manchas vermelhas com escamas esbranquiçadas, a psoríase surge de tempos em tempos, geralmente no couro cabeludo, joelhos, cotovelos, unhas, palmas das mãos e solas dos pés, podendo provocar coceira ou não.

Ainda não se sabe ao certo as causas da psoríase, mas acredita-se que tenha relação com fatores genéticos e alterações no sistema imunológico.

  • Micoses

Existem vários tipos de micose, que podem se instalar sob as unhas, principalmente nos pés, cabelos e na pele, sendo a mais comum chamada pitiríase versicolor, também conhecida como pano branco, que se manifesta com manchas esbranquiçadas por um fungo não contagioso.

Entretanto, a maioria dos fungos é contagiosa, e a sua proliferação se dá em ambientes quentes e úmidos. Por isso, vale se prevenir com uma higiene adequada, secando bem a pele após o banho e não compartilhando objetos de uso pessoal, como toalhas e alicates de unha. 

  • Dermatite atópica

Se trata de uma alergia que deixa a pele seca e provoca erupções cutâneas, com crostas e feridas que coçam. A dermatite atópica acomete principalmente as crianças e surge nas dobras do corpo, como braços, pernas, axilas e pescoço. 

Apesar de não contagiosa, essa doença causa bastante desconforto e pode ter diversas causas, como o contato com fragrâncias ou produtos, materiais ásperos, frio ou calor intenso, transpiração, além de fatores emocionais, como ansiedade e nervosismo.

Precisa passar por uma avaliação dermatológica? Entre em contato e agende a sua consulta.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Marta Shimizu Dermatologista especialista em dermatologia clínica e cirurgia estética

Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fez sua residência médica em Dermatologia pela mesma instituição de ensino. É especialista em dermatologia clínica (pele, cabelo, unhas) e cirurgia estética.
Registro CRM-SP nº 129820

Endereço

Rua Padre João Manuel, 222 | Conjunto 49 | Jardins | São Paulo - SP
CEP: 01.402-002
Estacionamento Alameda Jaú - 1456

Siga-nos
Telefones