Quais os procedimentos que mais estimulam o colágeno?
Antes de qualquer coisa: o colágeno é uma substância importantíssima para a saúde e beleza da nossa pele. Contudo, sua produção acaba diminuindo depois dos 25 anos de idade. Assim, é necessário manter alguns cuidados para garantir que sua pele fique firme e jovem por mais tempo.
Portanto, desde simples hábitos saudáveis até os mais modernos tratamentos estéticos, existem muitas maneiras de estimular a produção de colágeno e proteger a pele dos efeitos do tempo.
Afinal, o que é colágeno? Qual sua função em nosso organismo?
O colágeno é a proteína responsável pela estrutura e sustentação dos órgãos do nosso corpo, estando presente na maioria deles. Assim, ele pode ser encontrado na pele, músculos, tendões, ligamentos e até mesmo em nossos vasos sanguíneos.
Em nossa pele, o colágeno fica localizado na camada intermediária, também chamada de derme. Inclusive, ela é responsável por 70% da composição dessa camada, que também conta com a elastina, responsável pela firmeza e elasticidade.
Uma rotina de cuidados diários contribui para aumentar a produção da substância, e ainda prevenir a queda de sua quantidade na pele.
Como eu posso aumentar o nível de colágeno?
Para aumentar a produção de colágeno podemos seguir dois caminhos distintos: o natural (nutricional) ou a utilização de procedimentos (bioestimulantes). Você pode combinar ambos métodos tranquilamente.
1.Procedimentos (bioestimulantes)
Em suma, existem produtos injetáveis, que quando aplicados na pele impulsionam a ação dos fibroblastos, que são as células produtoras de colágeno. A Sculptra, a Radiesse e Ellansé são exemplos de bioestimuladores.
- Radiesse: indicado para amenizar rugas e marcas de expressões moderadas e graves no rosto e tem a duração de 12 a 18 meses. Ele tem efeito de preenchimento imediato, e age na recuperação, firmeza e elasticidade da pele.
- Sculptra: melhora o contorno facial e corporal. Além disso, atenua sulcos, rugas e marcas de expressão. Trata celulite, flacidez nos braços, coxas, glúteos e abdômen.
- Ellansé: ajuda a recuperar o volume perdido devido à diminuição natural da gordura do rosto. Além disso, melhora a textura da pele, deixando-a firme, sedosa e com aparência saudável.
Assim, com auxílio de agulha ou cânula, são injetados na face. Devem ser evitadas regiões de movimento como a região perioral. A aplicação fica destinada a região malar, contorno facial e lateral da face.
Os resultados começam a aparecer geralmente um mês após a aplicação. Recomendam-se no mínimo de uma a três sessões, dependendo de cada caso, com intervalos de, no mínimo, 30 dias.
2.Ultrassom microfocado
Trata-se de uma técnica que estimula o colágeno na derme, sem agredir a epiderme (camada mais superficial). As ondas de ultrassom aquecem as camadas mais profundas, produzindo pequenos pontos de coagulação. Assim, em torno desses pontos o colágeno é estimulado. O procedimento deve ser realizado no mínimo uma vez ao ano.
Seu resultado máximo é atingido em três meses. Contudo, logo após o procedimento já é possível notar uma melhora na flacidez pelo edema e contração muscular.
3.Fios de sustentação
Os fios de ácido polilático são colocados com anestesia local. Esses fios definem o contorno do rosto e sustentam a pele. Dessa forma, ocorre uma reação inflamatória, com posterior estímulo de colágeno, ao redor dos cones que compõem o fio, São necessários, no mínimo, quatro fios para o terço inferior do rosto.
Vale ressaltar que os fios não substituem o lifting facial. Indica-se para pacientes com graus de flacidez leve e moderado.
Método natural
Para ajudar seu corpo a manter níveis adequados de colágeno de maneira natural, existem alguns cuidados que você pode seguir. Entre eles, estão:
- Mantenha o corpo e a pele hidratados;
- Evite toxinas como álcool, tabaco, refrigerantes, gorduras trans e poluição;
- Mantenha uma alimentação balanceada com antioxidantes, minerais, proteínas e vitaminas;
- Evite exposição solar sem proteção adequada.
Esses fatores são muito benéficos para a produção natural de colágeno e podem ser mantidos em ordem com a assistência de um médico e um nutricionista.
Importância da dermatologia estética
Antes de mais nada: cuidar da pele vai além da estética! A estética, de uma forma geral, é completamente ligada à saúde. Basta lembrar do que está por trás dos procedimentos estéticos: você e o funcionamento do seu organismo.
As doenças mais comumente tratadas nos consultórios dermatológicos são acne e outras doenças inflamatórias, infecções fúngicas (micose) e bacterianas (impetigo, furúnculo) e tumores cutâneos.
Você sabia que a observação das nossas unhas traz informações valiosas sobre o funcionamento dos nossos órgãos internos?
Unhas meio a meio são observadas nas alterações renais; unhas em colher sugerem alterações cardíacas ou deficiência de ferro. O descolamento distal muitas vezes está associado à psoríase articular.
O dermatologista é o profissional ideal para ajudar a solucionar problemas relacionados. Visitar periodicamente um dermatologista é essencial para garantir uma pele saudável e, consequentemente, a saúde do corpo todo.
Você tem dúvidas sobre os procedimentos que estimulam o colágeno? Entre em contato com a Dra. Marta Shimizu!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Marta Shimizu Dermatologista especialista em dermatologia clínica e cirurgia estéticaFormada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fez sua residência médica em Dermatologia pela mesma instituição de ensino. É especialista em dermatologia clínica (pele, cabelo, unhas) e cirurgia estética.
Registro CRM-SP nº 129820