Quando procurar um dermatologista?

A dermatologia é uma especialidade médica bastante ampla, e se engana quem pensa que esse profissional cuida apenas do lado estético da pele, cabelos e unhas, mas ela abrange questões de saúde e de qualidade de vida, que perpassam pelo diagnóstico de doenças, tratamentos, prescrição de medicamentos e realização de cirurgias.

Dentre as queixas mais comuns dos pacientes que buscam por um dermatologista estão a queda de cabelo, manchas na pele, micoses, rugas, sardas, verrugas e suspeita de câncer de pele. O problema é que muita gente deixa para procurar o médico quando a condição já se encontra num estágio mais avançado, o que pode dificultar o tratamento ou ainda ter consequências graves, como nos casos de câncer de pele.

Por isso, é essencial procurar um dermatologista o quanto antes, ao menor sinal ou alteração que apareça na pele de maneira geral e seus anexos, como mucosas, unhas ou cabelos.

Principais condições que surgem nos consultórios de dermatologia 

  • Acne

Seja na adolescência ou na fase adulta, a acne com cravos e espinhas em excesso deve ser sempre avaliada por um dermatologista, uma vez que esse problema pode trazer sérias consequências emocionais e deixar marcas permanentes, como manchas e cicatrizes.

  • Vermelhidão, coceira e descamação

A pele pode sofrer com esses sintomas por uma série de fatores, podendo indicar desde uma alergia, irritação, picada de inseto, dengue e até câncer de pele. Quando esse quadro não é devidamente tratado, ele pode se agravar formando feridas ao coçar, o que deixa a região mais suscetível a infecções, principalmente por conta das bactérias que colonizam as unhas.

  • Pele extremamente seca ou oleosa

O incômodo de ter a pele muito seca ou oleosa, o que muitas vezes a torna sensível, é o suficiente para buscar uma boa dermatologista, que irá indicar as melhores opções em produtos para adotar na rotina diária de cuidados para reequilibrar a pele e mantê-la saudável. 

  • Unhas manchadas ou quebradiças

Unhas fracas que apresentam descamação ou quebram com facilidade podem ser um indicativo de irritação por contato, deficiência nutricional ou até uma anemia. Em alguns casos, pode ser um sintoma de alguma doença, como micose, psoríase, problemas na tireoide, dentre outras.

  • Queda de cabelo

É normal perdermos alguns fios de cabelo por dia, afinal, isso faz parte do processo de renovação natural. Mas, quando a queda de cabelo acontece de forma mais intensa, merece a avaliação de um dermatologista, pois, mesmo que não se trate de uma doença, pode ser um sintoma de alguma condição que afete somente o couro cabeludo ou outras partes do corpo, como alteração hormonal, síndrome metabólica, disfunção na tireoide, micose no couro cabeludo, etc. 

  • Rugas, estrias, celulite e flacidez

O dermatologista é o profissional mais indicado para lidar com as mais variadas questões estéticas da pele. E, hoje, é possível contar com uma diversidade de procedimentos e opções de tratamento, com as técnicas e produtos mais avançados do mercado.

  • Suor excessivo

O suor faz parte dos mecanismos de termorregulação do nosso corpo e normalmente surge quando a pessoa está em ambiente com alta temperatura, em situações de estresse e ansiedade, ao praticar atividades físicas, dentre outros motivos. 

Entretanto, é bastante comum o incômodo de suar em excesso, causando constrangimento por conta da roupa molhada na região das axilas ou as mãos úmidas ao cumprimentar outras pessoas. Além disso, o suor excessivo também pode acometer outras áreas do corpo, como os pés e o couro cabeludo. 

Quando o suor vem acompanhado de mau cheiro, que em algumas pessoas é persistente mesmo com a higiene em dia e o uso de desodorantes, se trata de uma condição chamada de bromidrose, que também pode ser tratada com o dermatologista.

  • Pintas ou manchas suspeitas

A maioria dos sinais que surgem na pele é benigna, mas, ainda assim, a melhor forma de prevenção ou, se for o caso, de obter um diagnóstico precoce é visitar o dermatologista para fazer uma avaliação. 

Esse alerta vale principalmente para manchas ou pintas que surgiram mais recentemente ou que têm apresentado alterações no seu formato ou cor, feridas que não cicatrizam ou ainda lesões que sangram facilmente.

Outras alterações

Quaisquer outras reações ou mudanças no aspecto da pele, cabelos, unhas, mucosas e pelos devem passar pela avaliação de uma dermatologista, como por exemplo:

  • Verrugas;
  • Queloide;
  • Descamação e inflamação do couro cabeludo, ou a famosa caspa;
  • Excesso de pelos (hirsutismo);
  • Lesões com pus, como furúnculos, foliculite, abscessos ou granuloma piogênico;
  • Cistos, lipomas e nódulos.

Da mesma forma que devemos nos consultar com o dentista, ginecologista e outros especialistas, a ida ao dermatologista é fundamental para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar diversas doenças, lesões e outras alterações.

Por isso, estar atento às características e mudanças que acontecem no seu corpo é primordial para saber o momento certo de ir ao dermatologista e manter a saúde e autoestima em dia. 

Precisa passar por uma avaliação dermatológica? Entre em contato e agende a sua consulta.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Marta Shimizu Dermatologista especialista em dermatologia clínica e cirurgia estética

Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fez sua residência médica em Dermatologia pela mesma instituição de ensino. É especialista em dermatologia clínica (pele, cabelo, unhas) e cirurgia estética.
Registro CRM-SP nº 129820

Endereço

Rua Padre João Manuel, 222 | Conjunto 49 | Jardins | São Paulo - SP
CEP: 01.402-002
Estacionamento Alameda Jaú - 1456

Siga-nos
Telefones