Remoção de verrugas: como é feita?

Sendo mais comuns em crianças do que em pessoas adultas, as verrugas são uma espécie de contaminação decorrente do vírus HPV. 

Dessa maneira, termina por afetar a camada superficial da pele. Por esse e outros motivos você irá saber mais sobre a remoção de verrugas.

Além disso, vale ressaltar que o procedimento de remoção de verrugas e como é feita não se limitam a fins meramente estéticos. Por isso, fique com a gente até o fim e confira tudo a respeito do procedimento de retirada de verrugas e muito mais.

Tipos de procedimento para a retirada de verrugas

Há alguns tipos comuns de procedimentos para a remoção de verrugas. São eles:

  • Eletrocauterização

Este procedimento faz uso de uma sonda que possui corrente elétrica, com a finalidade de destruir as camadas do tecido que possua a verruga. Vale ressaltar que existe a chance de deixar uma pequena cicatriz.

  • Laser Ablativo

Sendo um pouco parecido com o método anterior, aqui há também a destruição ou queima, das camadas da verruga. Nesse caso é preciso o uso de anestesia.

  • Crioterapia

Por sua vez, a crioterapia é bem diferente dos outros métodos. Uma vez que aqui se utiliza nitrogênio líquido com o fim de deixar a temperatura do local em cerca de – 200ºC. Assim, a consequência é a quebra da pele da verruga e sua posterior eliminação.

  • Ácidos

Por fim, o ácido usado é o do tipo salicílico. Sua função é correr a lesão de forma superficial e, desse modo, ressecar a região e fazer com que a verruga caia. É preciso efetuar a limpeza antes de colocar a substância e proteger com um esparadrapo.

Porque você deve fazer a remoção de verrugas

Já entendido bem quais são os tipos de procedimentos que podem ser utilizados com o intuito de remover as verrugas, então, saiba agora o porquê de tirar elas do seu corpo.

Algumas das motivações que você deve levar em conta são:

  • Evitar a proliferação por todo o corpo;
  • Inibir a evolução para um câncer (quando presente em região genital);
  • Evitar a disseminação e contágio de outras pessoas.

Com certeza depois destes 3 motivos você irá pensar bem antes de ignorar uma verruga que possa vir a aparecer em seu corpo. Para isso, se faz necessário que você busque a ajuda de um profissional especializado em dermatologia, a fim de obter um ótimo diagnóstico e correto tratamento.

Tipos de verrugas

As verrugas se dividem em 4 classes. Desse modo, são elas: 

  • Papulosas, mais presentes em pessoas negras e são pequenas, porém em grandes quantidades; 
  • Planas, ficam rentes ao corpo, têm cor castanha ou amarela e aparecem em grande quantidade; 
  • Verrucosas, mais comuns em áreas genitais;
  • Vegetantes, que se assemelham a um couve-flor e tem a cor da pele.

Sendo assim, se você não sabe como identificar ou qual tratamento para o seu caso, então, entre em contato com a Dra. Marta Shimizu. Ela é especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas dermatológicos. Por isso, agende sua consulta com quem mais entende da saúde da sua pele.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Marta Shimizu Dermatologista especialista em dermatologia clínica e cirurgia estética

Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, fez sua residência médica em Dermatologia pela mesma instituição de ensino. É especialista em dermatologia clínica (pele, cabelo, unhas) e cirurgia estética.
Registro CRM-SP nº 129820

Endereço

Rua Padre João Manuel, 222 | Conjunto 49 | Jardins | São Paulo - SP
CEP: 01.402-002
Estacionamento Alameda Jaú - 1456

Siga-nos
Telefones